Recife é uma metrópole que tem mais de um milhaõ de habitantes, lá, moram pessoas de todo o nordeste e do interior do estado de Pernambuco, lá tembém, as diferenças sociais são muitas.
A mediados do século XVI, Recife era um povoado de pescadores e comerciantes, agora é uma cidade portoaria com uma importância estratégica, já que lá pasaram colonozadores, escravos e personagems famosos de todas as épocas.
No século XVII pela importância do comercio entre o Brasil e o Portugal, foi fundado o primer centro de ocupação permanente no Brasil em Recife. Também nesse século voltou-se a capitanía hereditaria mais lucrativa da colonia, sobre todo pela producção de açúcar.
Debido as diferentes ocupações que sofreu Recife (Holandeses e Portugueses) a paisagem urbano é muito variado.
O poder de Portugal sobre as colonias foi decresendo lenta mais continuamente, um exemplo é que o poder económico do Pernambuco foi suficiente para dar a autonomia a o Recife com “a Guerra dos Mascates”.
No século XIX acontecem em Pernambuco a Revolução Pernambucana e a Confederação de Ecuador, movimentos de independência muito importantes do Brasil. Também cabe mencionar que ao igual que no México, os padres tiveram um papel importante nos movimentos independentistas tal foi o caso em Pernambuco do Frei Caneca.
Já no século XX, Pernambuco tinha toda a infraestructura necessária para enfrentar o novo século, líneas de telefone, drenagem, telégrafos, etc.
Hojé Pernambuco é uma das cidades mais importantes do Brasil, mas também como qualquer outra grande cidade do mundo, tem grandes problemas de desigualdade social, que tem como referença direita o pasado de escravidão e da Colonia que viveram nos séculos passados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário